Descrição
:
Historiador e escritor veneziano (1485 - 1557). Desempenhou vários cargos públicos em sua terra natal, tendo ficado conhecido pela obra Delle Navigationi et Viaggi, onde reuniu roteiros e relatos de viagens traduzidos para italiano.
Esta coleção incluía textos alusivos às navegações de Tomé Lopes, Cadamosto e de Pedro de Sintra, os diários das viagens de Vasco da Gama e de Pedro Álvares Cabral, entre outros.
Nascido em Treviso, na República de Veneza, Ramusio era o filho do magistrado Paolo Ramusio. Teve muito interesse em geografia e sua posição de secretário do embaixador da República de Veneza na França garantia que ele recebesse mensagens e documentos de todas as últimas descobertas dos exploradores que passavam pela Europa. Um homem estudado, fluente em várias línguas, iniciou a compilar esses documentos sobre os relatos e descobertas dos exploradores e a traduzí-los para o italiano, que era na época a língua mais falada e compreendida na Europa. Embora ele mesmo tivesse viajado pouco, foi capaz de publicar, em 1550, o primeiro volume do seu Navigattioni et Viaggi; uma coleção dos relatos de viagem dos exploradores do Novo Mundo, que acabou sendo o primeiro livro desse tipo. O terceiro volume foi publicado em 1556, antes do segundo; o manuscrito desse volume foi destruído em um incêndio antes de ser enviado a gráfica, e sua publicação foi adiada até 1559, dois anos após a morte de Ramusio. Navigattioni et Viaggi foi traduzido para várias línguas e reimpresso em várias edições, indicando quão popular tais livros estavam se tornando na Europa. Navigattioni et Viaggi cimentou o caminho para uma série de trabalhos similares, incluindo os de Richard Hakluyt.
(via “História de Portugal – Dicionário de Personalidades” (coordenação de José Hermano Saraiva), edição QuidNovi, 2004)
http://carreiradaindia.net/2008/05/autores/giovanni-baptista-ramusio/